• JáPassei Educação

05 Formas De Otimizar o Aprendizado

Nos estudos para concursos, muitas pessoas se queixam da mesma coisa: Não conseguem reter o conhecimento recém-adquirido. E é fato, conseguir se lembrar do que aprendeu é um grande desafio, principalmente quando se está diante da tão aguardada prova do concurso.



Para contornar este problema, pensamos em algumas dicas que podem ajudar você a ter uma maior eficácia na memorização e aprendizado dos conteúdos.


01. Resolva questões


Lembre-se, primeiramente, de que estudar precisa ser uma atividade dinâmica – ler ou assistir a vídeos é muito bom, mas não é o suficiente, é necessário pôr em prática tudo que foi aprendido. Existem vários portais na internet com questões de últimas provas para que você possa treinar e desenvolver sua memória ao máximo.


02. Resuma seu aprendizado em mapas mentais


Mapas mentais são estruturas que se baseiam em informações relevantes ligadas a um tema centralizado. Basicamente, escreve-se o tema principal no meio de uma folha e, ao redor, ligam-se as informações mais relevantes sobre ele, que geralmente são curtas, coloridas e acompanhadas de imagens que facilitam a compreensão e a lembrança.


Como nosso cérebro lida bem com informações sintetizadas, desenhos e palavras-chave, os mapas são muito eficazes para quem almeja uma memorização mais sólida.


Para quem não conhece o método, já fizemos um post explicando passo-a-passo como desenvolvê-lo. Clique aqui para ler!



03. Desenvolver associações


Nas matérias interpretativas, como Português e Direito, é possível pegar as principais regras de cada conteúdo e criar alguma palavra-chave por meio de suas siglas. Por exemplo, estudando Português, aprendemos que o acento indicativo de crase não pode aparecer em frente a masculinos, a maioria dos pronomes, palavras repetidas e artigos indefinidos, pode-se pegar a inicial de cada regra e criar uma nova palavra:


A crase é proibida:

M - asculinos

A - rtigos infinidos

P - ronomes

P - alavras repetidas


Claro que não é necessário fazer isso para todos os conteúdos, mas é uma dica muito boa para aqueles conhecimentos que vivem fugindo da cabeça quando mais precisamos.


04. Explicar para você mesmo o que entendeu


Não há maior prova de que algo foi entendido de fato quando é possível explicar aquilo para alguém. Mas como nem sempre há alguém disponível para ouvir, e a modernização deve ser nossa aliada, use o gravador de som do celular para resumir em poucas palavras o que acabou de aprender.


Além de ser uma forma muito boa de memorização, também será um material constantemente acessível para fazer uma revisão em qualquer momento livre.


05. Cuidar da cabeça é essencial


As dicas acima não surtirão efeito se o concurseiro estiver passando por problemas de saúde, como ansiedade e depressão. Por isso, preste atenção se talvez a sua falta de memorização e aprendizado não seja causada por esses fatores. Se for o caso, busque tratamento, controle os sintomas, e aí sim estará preparado para qualquer desafio.



Bons estudos!

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR

A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”. Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

Bons estudos!

15 visualizações
© JáPassei - Cursos Preparatórios
  • Blog - JáPassei
  • Facebook - JáPassei
  • Instagram - JáPassei