• JáPassei Educação

06 Grandes Motivos Para Prestar Concursos Municipais

Olá, Concurseiros!


Muitas pessoas que decidem se preparar para concursos públicos realizam uma pesquisa prévia na internet em busca de oportunidades e editais para se inscrever. Ao fazer isso, provavelmente você irá se deparar com concursos estaduais e federais, por conta do algoritmo de busca utilizado pelos grandes buscadores como o Google.


Porém, há uma outra esfera de concursos, os municipais. Aqui na escola JáPassei nós costumamos classifica-los na categoria de “concursos de entrada”, que recebem este nome justamente por se mostrarem ideais para aqueles candidatos mais iniciantes, conforme veremos a seguir.


As oportunidades são diversas, deve-se levar em consideração que o Brasil possui mais de 5 mil municípios!


Mesmo sem a popularidade dos concursos federais, os municipais oferecem boas oportunidades para quem deseja ingressar no funcionalismo público. Há quem se negue a prestá-los pois não querem abandonar as grandes cidades, porém existem muitos municípios próximos a estes centros, com tempo de deslocamento mínimo, em que o candidato não precisará necessariamente se mudar para a cidade em que prestará o cargo.



É importante lembrar que de acordo com o artigo 30 da nossa constituição, os municípios são obrigados a proverem seus quadros com servidores concursados, tanto para áreas como saúde, educação, ordenamento urbano e fiscalização de tributos quanto para a área administrativa e de suporte – responsáveis pelo bom funcionamento da própria prefeitura e do município.


Para esclarecer alguns outros pontos, mostraremos a seguir 06 ótimos motivos para se prestar concursos municipais:


1. Menor Concorrência Qualificada


Já citamos que, seja por desconhecimento ou até mesmo por desinteresse, muitos candidatos se voltam apenas para os ditos concursos “maiores” e não prestam concursos municipais, o que já diminui a concorrência de forma geral. Além disso, é comum em concursos municipais a participação de muitos candidatos aventureiros, que muitas vezes prestam o concurso por conveniência, por já morar ou trabalhar no município, porém não fazem concorrência aos candidatos sérios que estudam e priorizam a preparação para concursos públicos.


2. Variedade de Cargos


Normalmente nos editais de concursos municipais há uma variedade grande de cargos ofertados e as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade. Desde cargos de nível fundamental como carpinteiro, soldador, pintor; passando por cargos de nível médio como auxiliar administrativo, agente escolar, motorista; e também cargos de nível superior como professor, assistente social, psicólogo, médico, procurador, etc.


3. Estabilidade


A estabilidade é um dos grandes motivos que levam as pessoas a prestarem concursos públicos, já que é um diferencial em relação à iniciativa privada. É importante saber que a estabilidade do concurso municipal é exatamente a mesma de um concurso federal ou estadual.


Portanto, aquela história de que quando muda um governo você corre o risco de perder seu emprego é mito!



4. Menos Disciplinas


Uma outra vantagem para se considerar quando pensamos em concursos municipais é a menor complexidade das provas, com menos disciplinas a serem estudadas. Isso possibilita que o candidato concorra em alto nível com um tempo relativamente curto de preparação.


As provas objetivas de concursos municipais, em regra, possuem foco maior nas disciplinas básicas: língua portuguesa e matemática estão sempre presentes, e as outras variam entre informática, raciocínio lógico e atualidades.


Alguns cargos também podem cobrar legislações municipais, como sua lei orgânica, estatutos dos servidores municipais, etc.


5. Qualidade de Vida (Tranquilidade e Localização)


Os concursos como os de prefeituras, câmaras e demais órgãos municipais costumam propiciar ao candidato aprovado um ambiente tranquilo de trabalho, especialmente em casos de cidades menores ou mais afastadas de grandes centros. O ritmo nestes municípios é desacelerado, com volume de trabalho reduzido, o que diminui as chances de estresse e enriquece muito a qualidade de vida.


O tempo de transporte também costuma ser absurdamente menor do que de uma grande capital devido a ausência de trânsito. Além disso, a depender do sistema de transporte público e localização dos órgãos, muitas vezes é possível ir caminhando para o trabalho e cumprir o horário de almoço em casa, por exemplo.


O custo de vida como um todo é muito menor fora dos grandes centros urbanos. Desde aluguel, contas de consumo, supermercados, etc. Outras questões como segurança pública, transporte, trânsito e poluição, por exemplo, também são mais facilmente controladas pelo poder público e se mostram problemas mais amenos.


6. Ponte Para Outros Concursos


Por fim, os concursos municipais são perfeitos para se utilizar como trampolim para aprovação em concursos maiores! Você terá estabilidade e boa remuneração, poderá utilizar destes benefícios para se preparar com maior qualidade e segurança.


Nós da escola JáPassei apoiamos os sonhos dos nossos alunos e sempre que possível os incentivamos a sonhar grande, sim! Por isso, acreditamos que os concursos de entrada cumprem um papel importante na estratégia de alcançar um grande objetivo, subindo um degrau por vez.



Concurso Se Faz Até Passar!


E aí, ficou motivado para se preparar para os concursos municipais?


Não cometa o erro de pensar que uma concorrência municipal é mais fácil e por isso não estudar. Pelo contrário, se você estudar com a mesma dedicação de um concurso federal, por exemplo, dominará os conteúdos rapidamente e sua aprovação será muito mais provável.


• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR

A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”.

Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:


Bons estudos!

71 visualizações
© JáPassei - Cursos Preparatórios
  • Blog - JáPassei
  • Facebook - JáPassei
  • Instagram - JáPassei