• JáPassei Educação

08 Mentiras Que Nos Contam Sobre Concursos

O escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do herói Don Quixote de la Mancha, em uma de suas obras, disse que: “A perseverança é a mãe da boa sorte”, e esse pensamento cria um laço estreito com a vida de um estudante obstinado de concursos.


Se acaso você já estuda há algum tempo, deve ter percebido que muitas das coisas que lhe foram faladas no início de seu preparo para concursos não eram, de fato, verdadeiras. Certamente houve até pessoas que dissessem o contrário das palavras de Cervantes, atribuindo as aprovações à simples sorte. No entanto, o tempo demonstra que a sorte, para quem estuda, é a consequência da preparação, do planejamento e da perseverança.


Além de muitos acreditarem que concursos públicos são loterias e carecem apenas de boa sorte, há ainda aqueles que espalham conclusões ainda mais absurdas sobre processos seletivos, muitas vezes baseados em simples “achismos”, sem nenhuma experiência!


O pior é que muitas dessas ideias acabam atrapalhando a preparação do concurseiro, podendo levar o candidato à desmotivação ou à crença de que não precisa se dedicar.


Vamos ver agora quais são as ideias sobre concursos que não devem ser levadas a sério!


1. “Passar é moleza e estudar um pouquinho já é suficiente”


Que concurseiro nunca ouviu algo parecido com: “A tia da amiga da minha prima estudou só uma semana e foi aprovada!”? Bom, a menos que a tia da amiga da prima (me perdi) tenha feito alguma tramoia para conseguir os gabaritos de antemão, essa história não pode ser real. Só quem já prestou um concurso sabe que não é fácil coisíssima nenhuma... A preparação é difícil, a hora da prova é difícil e a espera é difícil também. E sabe o que também é muito difícil, mas nem todo mundo fala? Passar no primeiro concurso que se faz na vida.


2. “Concurso é só carta marcada”


Ok, já houve algumas fraudes comprovadas em determinados concursos, mas eram certames municipais de cidades pequenas e tudo foi tirado a limpo, cada vez menos temos ocorrências do tipo. É muita falação e maldade dizer a um concurseiro que qualquer certame já tem suas “cartas marcadas” para assumir as vagas, pois diminui a motivação e faz o candidato ter dúvidas em relação à sua preparação.


Fique frio(a) quanto a isso. É muito difícil, hoje em dia, conseguir forjar um concurso, principalmente se for grande e respaldado por uma banca séria e confiável, como VUNESP, FCC, FGV, CESPE etc. A “carta marcada” é de quem se dedica e faz por merecer. Mantenha seu foco e esqueça os faladores.


3. “Concurso é pura sorte”


Aham, Claudia, senta lá. Sorte, no máximo, de conseguir ir prestar o concurso em um local que você conheça, para não ter que sair de casa 8 horas antes e ainda correr o risco de se perder. Porque sorte em relação às questões é algo realmente inconcebível. Ponha na cabeça a seguinte máxima: “Quanto mais eu estudo, mais sorte eu tenho”, que aí dá para entender melhor essa parada de sorte. Concurso é preparação, dedicação e foco.


4. “Estude mais as leis, o resto é fácil”


Sim, estude a legislação com muito afinco! Ela é importantíssima e costuma cair em qualquer concurso... Assim como a Matemática, a Língua Portuguesa, a Informática e qualquer outra disciplina do edital.


Não existe essa de simplesmente não estudar para determinada matéria “porque é fácil”. A gente até tem essa impressão de que as disciplinas que já conhecemos da escola serão tranquilas, mas isso é pura ilusão. Dê a mesma importância para todas as disciplinas.


5. “Você não vai passar nunca”


“Ah, porque eu conheço gente que estudou a vida toda e nunca passou” – essa é a antítese da prima da amiga que passou sem nunca ter sentido o cheirinho dos livros. É complicado quando as pessoas ao redor parecem não acreditar na capacidade que temos de realizar nossos sonhos, pior ainda se insistirem na ideia de que concurso público é uma coisa para poucos. Como já foi dito antes, é difícil sim, muito. Mas é algo totalmente meritocrático, passa quem estuda e quem se dedica. Pode não ser na primeira vez ou na segunda, mas lembre-se de que o dono do KFC ficou milionário com quase 90 anos. Não precisa esperar tanto tempo, é só para entender que a recompensa sempre chega aos que têm foco e determinação.


Se não conseguir apoio entre as pessoas queridas, busque conversar com aqueles que têm foco semelhante aos seus, eles com certeza serão uma injeção de motivação.


6. “Estude pela prova de outro concurso, é sempre igual!”


Sempre sugerimos aqui que é extremamente importante treinar por meio das provas anteriores. Mas tenha cuidado em usar essa técnica apenas como um complemento e não como a única forma de estudos... Estude para aprender o conteúdo mesmo, não apenas para decorar como se acerta a questão Y ou X. Lembre-se de que cada prova tem sua particularidade.


7. “Não acredito que você quer ser funcionário(a) público!”


Dentre as coisas mais maldosas que as pessoas podem fazer conosco é menosprezar nossos sonhos e objetivos. Ser funcionário público, além de ser uma forma direta de servir ao seu país, é ter um emprego que gera estabilidade financeira... E essas duas palavras, meu querido(a), são responsáveis por um mundo de possibilidades. Ter estabilidade financeira é ter qualidade de vida, poder sonhar, comprar, viajar, presentear e o mais importante: Cuidar de si mesmo.


Claro que esse tanto de coisa boa acaba gerando inveja (e comentários maldosos) de algumas pessoas. Não deixe ninguém menosprezar suas lutas!



8. “Concurso público é para pessoas muito inteligentes!”


Não mesmo. Concursos públicos são para pessoas dedicadas aos estudos. Até porque, convenhamos, inteligência é uma coisa bem relativa... Você pode ser um gênio da Matemática, mas ficar perdido diante de uma redação. Ou pode mandar muito bem em Português e ser o próprio Pasquale, mas não conseguir resolver uma conta simples de porcentagem. Howard Gardner listou nove inteligências diferentes, mas nenhuma estava associada à “facilidade em passar nos concursos”.


É isso. Um bom dia e uma ótima semana!


Bons estudos!

40 visualizações
© JáPassei - Cursos Preparatórios
  • Blog - JáPassei
  • Facebook - JáPassei
  • Instagram - JáPassei