• JáPassei Educação

10 Maneiras De Elevar A Sua Capacidade de Concentração


Você sabia que o maior empecilho para passar em um concurso público é, pense bem, você mesmo! É isso aí... Pode parecer besteira, mas se pararmos para analisar, o concurso é uma das formas mais meritocráticas para mudar de vida. Ou seja, SÓ DEPENDE DE VOCÊ ALCANÇAR BONS RESULTADOS!


A falta de concentração entra no rol dos impedimentos oriundos de nós mesmos, uma vez que, se não houver concentração, fica difícil acompanhar os extensos editais promovidos pelas bancas. Ao mesmo passo, com as atuais rotinas estressantes, que envolvem trabalho, casa, família, ansiedades etc., às vezes é complicado focar apenas e unicamente no estudo.


Por isso, preparamos 10 dicas para que você aumente sua concentração e consiga dominar qualquer edital.

1. Organize seu tempo

Quanto tempo você dedica diariamente ou semanalmente aos estudos? Faça um cronograma, delimite quantas horas destinará ao edital para cobri-lo (inclua estudo, atividades, simulados e revisões). Organize seu tempo para abraçar os estudos. Na escola, dividiam nossos dias em horários destinados a cada matéria. Tente fazer algo parecido: Segunda e quarta: Português; Terça e quinta: Matemática, etc. Estipular momentos específicos para o estudo faz com que a mente assimile a ideia e aumente o foco no que se está fazendo.


2. Comida de qualidade, sono regulado e muita água

No tópico anterior, falamos sobre a organização do tempo. Assim como devemos ter horários dedicados ao estudo, também é necessário estabelecer um período específico para descansar e se alimentar. Como haverá concentração se a cabeça está cansada e o corpo sem a quantidade ideal de nutrientes? Cuide do seu corpo e isso também refletirá em seus estudos!


3. Já pensou em meditar?

No dicionário: ato ou efeito de pensar com grande concentração de espírito; exercício espiritual que prepara para a contemplação. Na prática dos concursos: Tirar 5 ou 15 minutos antes de começar os estudos para relaxar, limpar a mente de qualquer problema rotineiro e ficar com o cérebro preparado para receber as informações com clareza. Existem diversos meios de praticar a meditação. Sugerimos uma pequena busca na internet, caso seja iniciante, para ter uma noção de como começar. Meditação muda vidas, acalma a mente e o coração, e é maravilhoso para quem tem dificuldades de concentração em qualquer nível.


4. Exercícios físicos

Que praticar exercícios físicos regulares é bom para um monte de coisas, todo mundo já sabe. Mas, sabia que eles também são aliados da concentração? Mens sana in corpore sano – Mente sã, corpo são. A expressão em Latim destaca bem como os exercícios estão totalmente atrelados à concentração. De acordo com pesquisadores, quando a pessoa se exercita, aumentam as sinapses neuronais, aumenta o desenvolvimento de células cerebrais e assim, de novas conexões interneurais, o que faz com que a mente esteja sempre jovem e ativa.


5. Estude em locais organizados

É muito difícil se concentrar em um local desorganizado, em que há várias coisas para se distrair. O ideal é ter um cantinho dedicado aos estudos, mas não precisa ser nada demais, o canto de uma mesa, uma escrivaninha, uma velha mesa de bar (que seja!) . Coloque tudo o que vai utilizar para seus estudos – lápis, caneta, material, marca-texto, deixe o local organizado, iluminado e, se possível, longe de muito barulho. Sua concentração agradece!


6. Estabeleça metas

Quando estamos estudando, sempre há aquele conteúdo que parece muito mais difícil do que os demais, e que às vezes chega a ficar cansativo, pois não o dominamos de primeira. É interessante, para manter o foco, criar desafios relacionados ao que se está estudando. Escreva em um papel quais os desafios daquela semana de estudo, por exemplo: conseguir entender um desses assuntos que julga complexo. Ou, conseguir assistir a três aulas sobre uma matéria que não é a sua favorita. Só passe para o próximo desafio quando conseguir cumprir o anterior.

7. Utilize técnicas para melhorar a memória

Há várias formas de exercitar a memória. Ler, fazer palavras cruzadas, jogos de memória, jogos de perguntas e respostas, enfim. Precisamos pensar que o nosso cérebro é como nosso corpo, se não for estimulado, tende a ficar preguiçoso e desanimado. Exercícios para estimular a memória devem ser feitos sempre que possível e fazem muita diferença para conseguir manter a concentração quando se está estudando.


8. Não estude aleatoriamente

Já parou para observar que tudo que fazemos com rigidez costuma funcionar melhor? Ao fazermos um bolo, por exemplo, se optarmos por jogar os ingredientes aleatoriamente na forma, provavelmente não dará certo; Mas, se seguirmos a receita precisamente, é difícil que não tenhamos um belo bolo no final. O mesmo vale para os estudos. Estabeleça prazos, determine o que estudará a cada dia – quais matérias, quais assuntos – conteúdos, exercícios, revisões, e quanto tempo dedicará a cada item. A falta de prazos tira a responsabilidade das coisas e isso compromete o foco que se dá à atividade.

9. Tente utilizar áudios e músicas que estimulam a concentração

Busque na internet por músicas ou sons que fortaleçam a concentração. Vá ao seu canto de estudos, coloque fones ou ligue o som baixinho depois de escolher uma música que seja confortável aos seus ouvidos (se ficar com sono, procure por outra!). Não opte por músicas que contenham letras, pois pode se distrair. Música clássica é uma boa recomendação. Mas, melhor ainda é buscar por sons realmente voltados à concentração.


10. Pare de dar desculpas

Como dito antes, passar em um concurso não depende de ninguém além de você mesmo. E se houver procrastinação e desculpas para não estudar, não haverá resultado nenhum. Muitas vezes, nenhuma dica funcionará, pois você precisa ir além, precisa mudar de atitude. É importante passar em um concurso? Mudará sua vida? Então, pense que o estudo faz parte disso. Foque nas soluções, não nos problemas. Afinal, estes, todo mundo tem!


Bons estudos!

37 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32