• JáPassei Educação

Aumente Suas Chances: Estude Antes Do Edital

Passar em um concurso público não é apenas uma das maneiras mais meritocráticas para ter uma vida financeiramente estável e confortável, é, além disso, o sonho de muitas pessoas. E, quando se fala de sonhos, entende-se que é necessário bastante dedicação para alcança-los.

Nos últimos tempos, muitos concurseiros sentiram-se surpreendidos por editais que foram publicados pouquíssimo tempo antes da avaliação, cerca de dois ou três meses. Isso porque este tempo é relativamente curto para a apreensão de todas as matérias e conteúdos que costumam ser cobrados, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas não possui tempo integral para estudar.


Mas, e se já houver, antes da publicação do edital, uma rotina de estudos? Certamente fará com suas chances aumentem e você esteja à frente dos demais candidatos que deixaram para ver toda a matéria pós-edital. E o melhor, sem correria e sem deixar nada para trás.

No entanto, fazer isso ou pensar na possibilidade de fazê-lo gera dúvidas e inseguranças para muitos concurseiros, já que o edital oferece uma direção para o que precisa ser estudado. Por isso, nós do JáPassei, organizamos uma pequena lista do que pode ser feito para que você organize seus estudos a qualquer momento, e já esteja bastante preparado quando o edital daquele concurso tão sonhado seja publicado.

1. Pesquise quais conteúdos foram cobrados nos concursos anteriores para o cargo


O primeiro passo a ser tomado é verificar, nos editais anteriores referentes ao concurso que você gostaria de prestar, quais as disciplinas e conteúdos que costumam ser cobrados. O edital mais recente sempre será o mais parecido com o que virá depois. Matérias como Português, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico são as melhores para realizar os estudos pré-editais, uma vez que estão presentes na maioria das bancas e concursos.

2. Busque provas anteriores


Além de verificar os editais mais recentes do concurso, analisar as últimas avaliações também é uma ótima forma de se inteirar. Na maioria das vezes o edital apresenta apenas o conteúdo, sem oferecer a menor ideia de qual o grau de profundidade que será avaliado. Observar na avaliação como os exercícios foram estruturados, ajuda a ter uma ideia do quão rígida será a avaliação. Uma boa dica: Leia os textos e veja se são de fácil, média ou difícil compreensão. Observe como os conteúdos foram colocados em prática e use estas informações para direcionar seus estudos.

3. Monte um cronograma de estudos com as disciplinas básicas


Como falado antes, Português, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico são as disciplinas coringa da maioria dos concursos. Quanto às demais, haverá variação de concursos, de cargo, de banca etc. como é o caso da Redação, das Legislações e das disciplinas específicas.


Munido(a) dos editais anteriores, tente montar um cronograma com as disciplinas básicas e mais uma ou duas disciplinas as quais estão totalmente relacionadas com o concurso que você quer prestar (leis específicas voltadas à sua área, por exemplo), ou conteúdos que se repetiram nos editais anteriores.


Quanto ao cronograma de estudos, verifique nos nossos posts anteriores como este pode ser feito para facilitar a organização dos seus estudos!


4. Utilize o momento pós-edital para estudar o conteúdo específico


Por meio dos editais e provas anteriores você pôde perceber que há um certo padrão de abordagens de conteúdos e dificuldade das questões. Então, a menos que o concurso mude de banca, provavelmente, estudando as disciplinas básicas – e tendo um bom entendimento das mesmas – você terá tempo de se dedicar às disciplinas adicionais ou às que sofreram alteração de conteúdo.

5. Tenha horários e metas no estudo pré-edital


Estudar para um concurso requer rotina e organização. Muitas vezes, essas características acabam por não acompanhar os estudos pré-editais, uma vez que se instala a ideia de que haverá tempo sobrando. Lembre-se de que o objetivo é ter mais tempo de preparação, então, o ideal é, desde o início, criar uma rotina de estudos. Uma outra dica é aproveitar para dar ênfase àquele conteúdo que sempre gera dúvidas

.

Qual é o concurso dos seus sonhos? Prepare-se para ele desde já!

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR •


A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”.


Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

Bons estudos!

26 visualizações
© JáPassei - Cursos Preparatórios
  • Blog - JáPassei
  • Facebook - JáPassei
  • Instagram - JáPassei