• JáPassei Educação

Como Tornar As Suas Revisões Mais Eficientes


Como visto nos posts anteriores, a revisão é uma das etapas mais importantes na preparação para um concurso público. Levando em consideração o quanto os editais para concursos são extensos, pode-se dizer que a revisão é essencial para quem almeja a aprovação, até mesmo para aqueles que acreditam estar totalmente preparados. Por isso, vamos demonstrar agora alguns passos para que você, querido concurseiro, possa organizar sua revisão.

Inclua a revisão na sua metodologia de estudo

Você está agora organizando sua rotina de estudos e buscando o melhor método para fazê-lo. Pode ser um esquema de horários, um calendário, uma lista de tópicos a serem estudados em cada disciplina, enfim, cada um tem sua metodologia favorita (falaremos mais sobre métodos de aprendizagem e a importância da rotina nos próximos posts). A sacada é buscar métodos de ensino que já privilegiem a revisão. Caso o método eleito não possua revisão, cabe a você inseri-la!


É importante que haja uma frequência em relação à revisão. O ideal é que todos os dias seja revisado o conteúdo estudado. Mas também é importante determinar um período – um mês, duas semanas etc. – para fazer uma revisão maior, de tudo o que foi estudado até então.


Na hora da revisão, busque fontes diferentes

O que é revisar, afinal? Ora, recapitular o que já foi entendido e testado por meio de exercícios. E se a ideia é rever algo que já deve ter sido apreendido, por que não fazer isso por meio de mais de uma fonte? Quando optamos por materiais diferentes, sempre captamos uma coisa nova ou até um meio mais fácil de fazer determinados exercícios. Busque por vídeos, resumos, mapas mentais, exercícios resolvidos, etc.


Mas, ao mesmo tempo, busque a qualidade do material de revisão

Neste tópico, os concurseiros JáPassei têm vantagens, uma vez que os professores conhecem os melhores portais e materiais de estudo e sempre fazem ótimas e certeiras recomendações. Mas a dica vale para todos: Busque por materiais que apresentem os conteúdos na íntegra, melhor ainda, que possuam questões respondidas e explicadas.


Muitas vezes será necessário adquirir materiais, pois nem todas as disciplinas têm todos os conteúdos disponibilizados gratuitamente. Mas pense nisso como investimento para seu futuro.

É importante revisar todos os dias

Essa dica nós já sugerimos anteriormente, mas não custa reforçar: O conteúdo estudado naquele dia deve ser revisado naquele dia. Não acumule. Estude, faça atividades e a revisão em seguida. Claro que haverá uma revisão periódica de todos os conteúdos até então vistos, mas a revisão diária é a mais importante.


Explique para si o que entendeu

Algumas pessoas acreditam que escrever é mais efetivo do que apenas ouvir; outras acham que vídeos são melhores do que leituras. E estão todas certas. Ao estudarmos, o ideal é que busquemos a forma que mais nos deixa confortáveis e nos leve à aprendizagem de fato.

No entanto, diante de tantas estratégias, há uma que é sempre recomendada pelos especialistas em concursos: Explicar o que entendeu. Que tal fazer sua revisão baseada nisso? Ligue o gravador do celular e explique detalhadamente o que aprendeu naquele dia!

Bons estudos!

30 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32