• JáPassei Educação

Como Voltar a Estudar Depois De Um Tempo De Pausa



Passar em um concurso público é a meta de vida de muitas pessoas, afinal, com a aprovação vem também a estabilidade, a confiança e a possibilidade de sonhar mais alto. No entanto, após uma reprovação (o que é perfeitamente comum), é bem normal que a confiança fique um pouco abalada e o ânimo para estudar já não seja o mesmo.


Isso leva muitas pessoas a abandonarem os estudos por uns tempos, enquanto que outros veem na reprovação uma gana ainda maior para continuar estudando. Não há certo ou errado nisso tudo, visto que as pessoas são diferentes e reagem diferente aos percalços da vida. O importante é entender que uma queda ou uma pausa não são um ponto final para essa jornada rumo à aprovação!


Neste contexto, este post é especialmente dedicado para você que parou de estudar há algum tempo, seja por não ter sido aprovado ou por outros motivos. Nosso intuito é fornecer dicas e ideias para que retome seus estudos para concursos de uma forma eficaz.


Primeiro, entenda que as estratégias para voltar a estudar variam muito do tempo em que se está parado, já que revisar é diferente de reaprender. Boa leitura!


1. Não estuda há alguns meses? Hora de retomar o ritmo!


Primeiramente, mentalize seus objetivos enquanto concurseiro. Qual seu foco? Aonde quer chegar?


Como faz pouco tempo que parou de estudar, certamente a área escolhida anteriormente ainda é a mesma. Porém, os materiais, mesmo com pouco tempo, podem precisar de atualização – novas provas podem ter sido realizadas pela banca nesse tempo e é necessário verificar como as questões estão sendo cobradas.


Como já citamos várias vezes antes, não espere o edital ser publicado para voltar a estudar, aliás, o dia de voltar a estudar é exatamente hoje. Então, resumindo: Mentalize seus objetivos, veja as últimas provas da banca e verifique se há necessidade de atualizar os materiais por meio das questões propostas e comece o quanto antes a estudar.


2. Atualizou o material? Então, é hora de montar seu cronograma!


Como sempre insistimos em nossos posts, é fundamental criar um cronograma de estudos, pois isso dará origem a uma rotina mais eficaz de estudos. E, em qualquer cronograma, a revisão deve ocupar um lugar de destaque, ainda mais se o estudo foi abandonado por um tempinho.


A dica é: Tente, antes mesmo de revisar ou montar um cronograma, fazer uma prova bem recente da banca/concurso escolhido. Isso vai dar uma noção de como você está se saindo nas matérias, e a partir daí poderá desenvolver seu cronograma nivelando-o às suas dificuldades (dando mais ênfase ao que considera mais difícil).


3. E quem não estuda para concursos há anos?


É bem comum que as pessoas parem de estudar, seja porque entraram em uma rotina exigente e ficaram sem tempo, porque tiveram filhos ou até mesmo porque passaram (ou reprovaram) em um concurso. Mas também é bem comum que em algum momento elas se sintam a fim de retomar os estudos e passar em um concurso com o qual sempre sonharam.


Claro que se você parou há uns bons anos, a retomada precisa ser um pouco mais lenta. Primeiro, é necessário ter em mente que o nível das questões provavelmente não é o mesmo de 10 ou 5 anos atrás, e muitas informações e conhecimentos precisam ser atualizados.


Procure saber quais são os melhores materiais disponíveis, que já possuem teoria e exercícios próprios para a área que deseja focar. Como se sabe, o ideal é começar a estudar bem antes de o edital sair, mas ainda assim, haverá materiais disponíveis que foram fabricados para o último concurso daquela banca/cargo.


O que vem a seguir não é muito diferente da rotina de quem está iniciando agora nos estudos: Estabelecer um tempo diário/semanal para se dedicar aos estudos, montar um cronograma que inclua a realização de exercícios e a revisão e sempre focar nas disciplinas que lhe parecerem mais difíceis.


4. Não seja tão exigente consigo nos primeiros momentos


Lembre-se de que voltar a estudar para concursos é como voltar à academia depois de uma grande pausa: as juntas estão meio duras, o fôlego um pouco curto, e ainda que a vontade de estar em forma seja grande, nem sempre o corpo vai responder no mesmo ritmo, podendo ir à exaustão e até se lesionar caso seja muito forçado.


O mesmo acontece com o cérebro do concurseiro: Não adianta tentar retomar tudo em um dia ou uma semana, pois isso só causará cansaço. Vá com calma, seguindo sua rotina, praticando, tentando entender o que foi esquecido. Aos poucos você perceberá que, mesmo anos longe dos livros, seu desempenho será mais rápido do que quem está diante dos conteúdos pela primeira vez.



No mais, respeite seus limites, não se deixe levar por distrações (estabeleça um momento de estudos e foque totalmente nele), mentalize seus objetivos constantemente e dê-se algumas recompensar quando cumprir com suas metas semanais. Ah, e seja sempre positivo em sua jornada! O conhecimento é transformador.


Bons estudos!

0 visualização

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32