• JáPassei Educação

Confira Nossas Dicas Para Estudar Efetivamente Antes Do Edital



Dois pontos que sempre insistimos em nossos posts: A importância de estudar antes do edital ser publicado e a necessidade de organizar os estudos. E, em ambas as colocações, a distribuição das matérias é essencial: Precisa ser algo objetivo e produtivo.


Primeiro, é necessário pensar que os momentos de estudo precisam estar claramente definidos, não pode ser algo aleatório, decidido minutos antes. Para facilitar esse controle, leia nossos posts anteriores sobre organização de estudos.


Nesse contexto, a distribuição das disciplinas parece a questão mais simplória a ser resolvida, no entanto, alguns detalhes fazem toda a diferença e conferem eficiência aos seus estudos.


1. Selecione as matérias


Não é uma boa ideia estudar uma disciplina até o final para só depois começar outra. Pense bem: Se o edital sair logo, seu conhecimento será limitado; e também, é fato que quando se deixa de estudar um conteúdo por muito tempo, principalmente recém-adquirido, há uma grande tendência de se esquecer a maior parte das informações.


No entanto, começar a estudar com um grande contingente de disciplinas também não será uma boa ideia, já que o tempo de estudo para cada uma será reduzido.


Uma boa estratégia é buscar um equilíbrio: Antes do edital, estude somente as disciplinas básicas da área para a qual você busca a aprovação. Para descobrir quais são elas, verifique o último edital daquele concurso; geralmente não haverá muita divergência. Ainda que depois seja necessário adicionar outras matérias, comece pelas certeiras, aquelas que caem em todos os certames da área.


Dessa forma, conforme as disciplinas básicas forem concluídas, será possível diminuir o tempo dedicado a elas (e utilizá-lo para as novidades que o edital trouxer); mas o ideal será continuar fazendo manutenções, por meio das revisões e resoluções de provas anteriores.



2. Períodos dedicados a cada disciplina


Normalmente, há cerca de cinco disciplinas básicas, que podem ser estudadas antes de o edital sair, e parece óbvio pensar em colocar uma em cada dia da semana. No início, talvez este realmente seja o melhor método, porém, com o avanço dos estudos, percebe-se que algumas matérias têm conteúdos muito mais longos ou complexos. Diante disso, o mais indicado é ajustar a sua programação, e pensar em uma distribuição que inclua mais tempos para as disciplinas que lhe parecem mais difíceis ou extensas.


Uma alternativa é sempre colocar conteúdos que precisam de mais atenção para serem vistos toda semana, e os demais, mais simples, podem ser vistos quinzenalmente. Pense que você não irá esgotar a disciplina, mas sim, irá até o ponto em que for possível, dentro do horário que estabeleceu para estudar diariamente. Nesse ponto, o ideal é ter um controle por escrito, anotando, junto com a data e nome da disciplina, o que estudou e até que ponto do conteúdo chegou.


Em um concurso de nível médio, a organização será mais ou menos assim:


Primeiras semanas:

  • 2ª feira – Matemática

  • 3ª feira – Direito Administrativo

  • 4ª feira – Direito Constitucional

  • 5ª feira – Língua Portuguesa

  • 6ª feira – Informática

Depois de um tempo, avalie as disciplinas, já tendo uma boa noção do tamanho de cada conteúdo e do nível de dificuldade em relação às outras. Defina o grau de dificuldade, bem como o tempo que dedicará a cada uma. Mais ou menos assim:

  • Língua Portuguesa: Precisa de mais tempo – conteúdo bastante extenso;

  • Direito Constitucional: Precisa de mais tempo – conteúdo longo e complexo;

  • Direito Administrativo: Precisa de menos tempo – conteúdo menor e mais objetivo;

  • Matemática: Precisa de tempo médio – conteúdo curto, porém de difícil compreensão;

  • Informática: Precisa de menor tempo – conteúdo curto e mais objetivo.


Diante da organização acima, haverá, naturalmente, uma distribuição desigual. O ideal, como já dito, é que as disciplinas mais difíceis sejam vistas todas as semanas, enquanto que as mais simples, quinzenalmente.


Atente-se para o fato de que estamos tratando da preparação pré-edital, quando esse for publicado, o peso e quantidade de questões das disciplinas também deve ser levada em consideração na organização dos estudos.


3. Alterne as disciplinas


Normalmente, em uma preparação para concurso, haverá disciplinas exatas, como a Matemática e o Raciocínio Lógico; e Interpretativas, como o Português e o Direito. Como usamos áreas diferentes do cérebro para cada grupo, é muito mais estimulante alternar as matérias. Num dia estude uma disciplina exata e no outro uma interpretativa.



4. Qual seu horário de maior rendimento? Utilize-o para a matéria mais difícil


Quando for organizar seu calendário de estudo, pense que a matéria que mais lhe parece complexa deve ser deixada para os dias e horários mais “suaves” da programação. Se na Segunda-Feira você está descansado graças ao final de semana, provavelmente este será o melhor dia. E, na contramão, use o dia menos “motivado” para fortalecer a disciplina queridinha.


Resumindo: Estude antes do edital sair, assim terá muito mais chances de passar no concurso almejado; busque no edital anterior quais são as disciplinas básicas e organize seu calendário de estudos conforme o grau de dificuldade que observa em cada uma; alterne os dias de estudo entre disciplinas exatas e interpretativas e deixe a disciplina mais difícil para ver nos dias em que sabe que estará mais relaxado e com tempo. Por último, revise seu calendário sempre que concluir uma disciplina.


Quando o edital sair, estude tudo o que for novidade e revise os conteúdos anteriores por meio da resolução de provas anteriores.

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR

A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”. Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

www.japasseicursos.com.br/quero-passar

Bons estudos!

29 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32