• JáPassei Educação

Conhecendo a Fundação VUNESP - Especial Bancas

Atualizado: 25 de Mai de 2019



Uma banca examinadora é a responsável por organizar e divulgar concursos públicos. Isso envolve aspectos como: desenvolver as questões relacionadas aos conteúdos exigidos pela instituição contratante, divulgar gabaritos e resultados e analisar e julgar os recursos que podem aparecer no pós-avaliação.


Ou seja, a banca é extremamente responsável por tudo que tange ao concurso.

Quanto à VUNESP (Sigla referente a Vestibular da Universidade Estadual Paulista), esta foi criada em 1979, para ser responsável pela organização dos vestibulares da UNESP. Porém, atualmente também está associada à grande parte dos processos seletivos no estado de São Paulo. Também relaciona-se a projetos de pesquisa e extensão e prestação de serviços à comunidade.


A VUNESP é vista por muitos como uma banca, em geral, mais acessível. No entanto, para quem a tem acompanhado nos últimos concursos, é visível que há uma evolução em relação à exigência da banca. Por ter sido criada originalmente como uma instituição voltada para vestibulares, suas provas seguem a regra: Questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

Ainda que muitos acreditem que a VUNESP apresenta um grau de dificuldade menor que as demais bancas, vale ressaltar que ela costuma cobrar praticamente todo o conteúdo programático das disciplinas, e por isso precisa também de uma preparação cuidadosa, que vise observar cada item apresentado no edital.


Concursos relacionados à VUNESP


Atualmente, além do vestibular da UNESP, a instituição está relacionada aos concursos da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público e de grande parte das prefeituras municipais e concursos voltados a tribunais. O Detran também costumava realizar suas provas por meio da VUNESP, mas este ano optou pela Fundação Carlos Chagas (FCC).


Nível de dificuldade


A VUNESP destaca-se por ser uma banca que cobra conteúdos básicos que realmente foram acessíveis a todos – tanto formandos de escolas públicas quanto particulares. Mas não se pode assegurar que será uma prova fácil. A VUNESP, assim como as demais bancas, também apresenta enunciados que exigem interpretação e atenção apuradas, pois mistura as noções de “correto e incorreto” por várias vezes. Além disso, os textos utilizados na prova costumam ser bem atuais e diversificados, exigindo que o candidato tenha uma boa noção de leitura e interpretação de forma geral.


O Português da VUNESP


Em geral, uma das disciplinas mais importantes para a banca, que aplica, inclusive, um número maior de questões dessa disciplina em muitos dos certames. Normalmente os conhecimentos exigidos envolvem diferentes tipos de textos (narrações, dissertações, reportagens, crônicas, tirinhas e charges), concordâncias, uso da crase, sinônimos e antônimos e conhecimentos em classes de palavras (principalmente advérbios, pronomes e conjunções). A banca não tem muita cobranças em relação à sintaxe e isso reflete ao que se foi falado antes, sobre cobrar conteúdo básicos que, em geral, todos tiveram acesso na escola. Todavia, o maior foco da prova de Português da VUNESP sem dúvidas é a interpretação textual, muitas vezes representando cerca de 40% da prova. Tais textos trazem questionamentos e colocações bem atuais, intuindo reflexões contemporâneas ao candidato.


A Matemática e o Raciocínio Lógico da VUNESP


Esta é uma matéria que costuma contrariar a impressão que muitas pessoas têm sobre a banca. As questões de Matemática da VUNESP normalmente trazem um grau de complexidade maior do que as demais disciplinas. De acordo com o professor Allan Cruz, alguns conteúdos normalmente cobrados na disciplina são: Razão e proporção, porcentagens, regra de três e geometria plana. As questões da VUNESP destacam-se por normalmente apresentarem um problema que envolve um texto à necessidade de interpretação, além de tabelas e gráficos.


Quanto ao Raciocínio Lógico, negação e equivalência e tabela verdade são bastante predominantes, mas normalmente não são questões com alto grau de dificuldade.


O Direito na VUNESP


A VUNESP, de acordo com a professora Aline Prado, dá muita ênfase ao âmbito da Legislação. Em Direito Administrativo: licitações, atos administrativos, contratos e regimes jurídicos são bastante comuns. Quanto ao Direito Constitucional: Direitos fundamentais, disposição relativas à administração e servidores públicos, garantias individuais e coletivas, nacionalidade, direitos sociais, direitos políticos e orçamentos e processos legislativos (em concursos específicos).


A Informática da VUNESP


Normalmente, provas que seguem o paradigma da acessibilidade já descrito. Pacote Office, navegadores, armazenamento de arquivos, atalhos e sistemas operacionais representam a maior parte da maioria das provas, segundo o professor Júlio Chaves.


Essas são as matérias mais pontuais da banca, mas em alguns concursos, como o da Polícia Militar, algumas disciplinas como geografia, história e atualidades também costumam das as caras. Em qualquer circunstância, a leitura do edital é imprescindível.



Outros pontos sobre a banca


Se você está prestes a fazer ou tem vontade de se preparar para uma prova da Instituição VUNESP, algumas dicas são bem relevantes:


1. É fundamental manter-se atualizado. Ler jornais e revistas do Brasil e de fora ajudá-lo-ão a compreender melhor os textos aplicados pela banca.


2. Por falar em leitura, lembre-se de que a interpretação textual será provavelmente a maior exigência da prova – não apenas em Português, mas em todos os conteúdos. Por isso, faça muitas questões de provas anteriores e capriche nas aulas sobre interpretação;


3. Preste muita atenção aos enunciados e alternativas. A banca, muitas vezes, solicita a resposta errada e não a correta. Outra coisa que a VUNESP costuma fazer é colocar apenas uma parte da resposta correta nas alternativas, induzindo o candidato ao erro.


A VUNESP é uma banca que vem evoluindo bastante na construção de suas questões para concurso. Além disso, tem também se expandido para outros estados além de SP. Se você é concurseiro, conhecer a banca e entender seu funcionamento é fundamental.

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR

A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”.

Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

www.japasseicursos.com.br/quero-passar

Bons estudos!



161 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32