• JáPassei Educação

06 Dicas Para Concurseiros Iniciantes – Afinal, Por Onde Começar?

Duas coisas que as pessoas, em geral, estão acostumadas a ouvir desde muito jovens:


1. Concursos são maravilhosos, pois garantem um bom emprego e estabilidade financeira;

2. Concursos são muito difíceis e dependem muito da sorte.


Há verdades e mentiras nessas colocações, a primeira parte é totalmente legítima; já a segunda, bem... nem tanto. Sorte não é a palavra mais relacionada à aprovação em um concurso público. Talvez ela até possa envolver-se a outros fatores, mas a palavra de ordem, na verdade, é a dedicação.


Se os concursos são difíceis? Então, aí é que está. Quando você atrela a dedicação à rotina, ou seja, descobre como um aprovado se comportou para chegar lá, a dificuldade vira desafio!



Uma coisa sobre concursos é fato: Será bem mais difícil se você não souber por onde começar. Por isso, nós do JáPassei criamos este post especialmente para você que vem chegando agora ao mundo dos concursos.


01. Tenha um norte


Caso você tenha se decidido há pouco sobre dedicar-se a um concurso público, claro que a primeira medida a ser tomada é focar. Qual o concurso que você almeja? Ou ao menos, em qual área tem interesse? A área fiscal, policial, os tribunais? Ou talvez um concurso voltado para sua área de formação? Enfim, as escolhas são muitas! Mas não adianta começar a estudar sem pensar nisso antes.


Algo que nós, da Equipe JáPassei, normalmente sugerimos aos novos concurseiros é que prestem concursos municipais. Talvez eles não sejam seu foco primordial, mas são uma ótima forma de observar como é a vivência de um concurso e perceber que o estudo precisa ser estruturado para se obter êxito, além de servir como ponte para concursos maiores.


02. É fundamental ter dados sobre o concurso que você quer prestar

Decidido o concurso ou a área na qual quer ingressar, o próximo passo é buscar informações sobre o certame. Isso inclui ações como:


A) Pesquisar editais anteriores – para observar quais as disciplinas e conteúdos normalmente cobrados; pesquisar provas anteriores – para ver o nível de dificuldade da banca e como as questões são organizadas, qual a tipologia textual predominante etc.


B) Buscar grupos no Facebook ou outras redes – para obter informações sobre o concurso que se almeja. Nessas páginas normalmente há muitas dicas e depoimentos de pessoas que já foram aprovadas naquele concurso, além de datas e observações relevantes.


C) Se possível, conversar diretamente com alguém que já foi aprovado, isso para tirar dúvidas pertinentes, observar como foi organizada a rotina de estudos etc.


03. Organize-se para estudar

Como visto até aqui, é fundamental ter um norte, ou seja, um concurso ou uma área específica com a qual você se identifica. O que vem a seguir é conhecer o edital e o concurso o quanto for possível. Conhecido o edital e seguidas as dicas do item 2, é hora de organizar a parada toda!


Busque por materiais de qualidade – muitos estão disponibilizados na internet gratuitamente e outros exigem algum investimento, mas a dica é sempre que possível buscar por materiais que foram recomendados por outros concurseiros (lembra-se dos grupos do Facebook?).


Além disso, organize um ambiente apropriado para o estudo, que se possível não seja muito ruidoso e esteja sempre limpo. Nesse ambiente, suas ferramentas de estudo devem estar disponibilizadas: Canetas, papeis, material, marca-textos, de várias cores, post it, notebook etc.


Desligue-se das redes sociais, determine intervalos e mãos à obra!



04. Tenha uma rotina de estudos

Lembra que uma das primeiras dicas que demos era sobre conhecer o edital e as provas anteriores do concurso que você quer prestar? Então, a sua rotina de estudos deve começar por esse ponto. Conhecendo as matérias e os conteúdos que serão cobrados, organize uma tabela de estudos. Sua organização deve incluir dias e horas específicas para cada disciplina, sempre dando um foco maior àquelas que lhe parecem mais difíceis.


Lembre-se de que o ideal é começar a estudar antes de o edital sair (temos um post sobre isso. Aproveite nossas dicas), pois isso aumentará consideravelmente suas chances.

05. Crie suas próprias estratégias

Estudar (muito) é fundamental para ter uma boa colocação num concurso público. Mas é necessário pensar que essa atividade não precisa ser maçante, o estudo, quanto mais prazeroso, mais consistente se torna. Uma forma de chegar a essa satisfação é criar estratégias próprias de estudo. Por exemplo, criar pausas, oferecer-se recompensas (que tal um chocolate a cada conteúdo entendido?), assistir a vídeo-aulas, enfim... pense em algo que pode aliar-se aos seus estudos para que estes não fiquem maçantes e estagnados.

06. Mantenha-se motivado


Essa é uma das partes mais difíceis em relação ao estudo. Conseguir manter uma rotina de estudos diária é essencial, mas também é bastante cansativo às vezes. Para manter a motivação no topo e não correr o risco de procrastinar, acorde, todos os dias, pensando nos seus propósitos. Lembre-se de que o foco primordial é a estabilidade (e o salário) promovida pelo concurso público. Então, imagine que já ocupou o cargo, que está recebendo seus honorários e fazendo todas as coisas com as quais sempre sonhou: comprando um carro, viajando, comendo naqueles lugares bacanas, enfim, sonhe e voe alto!


Passar em um concurso, em geral, só depende da gana do concurseiro.



E aí? Vamos estudar?


Acompanhe nossos posts para se organizar, montar sua rotina, conhecer os editais e tudo que tange ao universo dos concursos. Sua presença e seus sonhos são muito importantes para o JáPassei, conte conosco.

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR


A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”.


Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

www.japasseicursos.com.br/quero-passar

Bons estudos!

87 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32