• JáPassei Educação

Dicas Para Concursos De Professores



Um concurso bastante frequente em praticamente todas as regiões brasileiras é o de professores da Rede pública de ensino. Este tipo de certame é especialmente dirigido a quem tem formação na área de Pedagogia ou licenciatura em disciplinas específicas, como História, Matemática, etc. Além da constância, esses concursos também são interessantes sob o ponto de vista das vagas, que costumam serem muitas e para variados níveis de ensino.


O concurso para professores de Mogi das Cruzes, por exemplo, é um dos mais aguardados do ano, e espera-se que o edital seja lançado a qualquer momento. Para você que está se preparando para esse concurso ou para outro da área, acompanhe nossas dicas para se sair muito bem na prova.


01. Prepare-se de antemão


Como já dito, esses concursos são bastante frequentes em vários municípios, possibilitando a quem mora em determinados locais prestar concursos assim todos os anos, seja em sua cidade ou nas vizinhas.


Então, para quem quer passar, é essencial que se comece a estudar bem antes de o edital sair. Há disciplinas e conteúdos que se repetem em todos os editais da banca que costuma aplicar o concurso, como Português, Matemática e Legislação.


02. Faça as provas aplicadas pela banca


Seguindo a dica anterior, uma das melhores formas de se preparar de antemão é fazendo as provas anteriores da mesma banca (se possível, para o mesmo cargo que quer prestar).


Fazendo as provas anteriores você não apenas sente o nível de dificuldade da prova, como também percebe o que é mais cobrado para focar mais na hora de estudar. Essas provas, bem como seus gabaritos, são facilmente encontradas por meio de uma busca rápida na internet.


03. Interprete textos


Outra coisa que pode ajudar e muito no preparo para a prova é estar afiado (a) na interpretação textual. Não apenas porque normalmente metade da prova de Língua Portuguesa é composta de interpretação, mas porque outras disciplinas, como Legislação, disciplinas específicas da área e até mesmo Matemática necessitarão de que você interprete com eficiência e agilidade os enunciados, alternativas e textos apresentados nas questões.



04. Foco na legislação


De acordo com a pedagoga Thais Goes, existem quatro leis que costumam aparecer sempre nas provas de Professores de Educação Básica. Na Constituição Federal, Artigo 205 a 214; a Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente); a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o Decreto 7611/2011 (dispõe sobre a Educação Especial).


Sabendo disso, estes documentos, assim como Português e Matemática, também são passiveis de serem estudados antes de o edital sair.


Não confie só no que sabe sobre sua área específica.


É tentador estudar apenas para outras disciplinas e não para a qual você se formou e já está atuando na área. Porém, tenha em mente que muitas vezes alguns conteúdos cobrados no concurso não estão fazendo parte de sua rotina, ou, você sabe bem como ensinar o conteúdo, mas nem sempre tem facilidades para responder questões mais complexas sobre o mesmo.


Então, tente fazer questões mais complexas da sua disciplina específica, assim terá uma boa base do quanto é necessário se preparar para ela.


05. Programe-se


Motivação é muito importante, mas depois de um tempo como concurseiro, percebe-se que a rotina é o passo mais certeiro em relação à aprovação no concurso.


E para iniciar sua rotina, depois de separar as matérias e conteúdos que irá estudar de antemão, organize um cronograma de estudos, determinando quando e quantas horas poderá dedicar ao cumprimento dos conteúdos. Tente fazer uma tabela em que o tempo especificado diariamente seja suficiente para estudar, fazer exercícios e uma pequena revisão.


Porém, não se proponha logo de cara a estudar várias horas por dia, principalmente sem descanso. Tente começar com 45 minutos, por exemplo, e depois vá aumentando conforme a disponibilidade de seu tempo.



Esperamos que goste de nossas dicas, professores!


Ótimos estudos ;)

55 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32