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Dicas Para Controlar a Ansiedade e o Estresse Diante De Uma Prova Importante



Todos, provavelmente, têm uma história para contar acerca de algum episódio da vida infantil ou adulta em que estava muito bem preparado (a) para uma prova, mas, por algum motivo, nada deu certo e a nota foi inesquecível (inesquecivelmente traumática).


Entre os concurseiros então, nem se fala... Como é frustrante reler uma prova em que não se foi bem e perceber que todas as questões eram conhecidas e facilmente respondíveis. É como se o nervosismo e ansiedade simplesmente bloqueassem as informações e a prova se transformasse em um mar de palavras e números indecifráveis.


Claro que isso gera uma sensação de impotência e tristeza que podem nos acompanhar por algum tempo, mas melhor do que ficar chorando pelo que já passou é buscar maneiras de que esses sentimentos ligados à ansiedade não sejam os responsáveis pelo insucesso. Para isso, fizemos um copilado com algumas boas dicas que intuem trazer a calma e a tranquilidade tão desejáveis diante de uma prova importante.


Dica suave número 01 – Essa é meio óbvia, mas não tem como iniciar esta lista sem trazer à tona o item mais relevante de qualquer aprovação em concurso público: A preparação.


Claro, quanto mais bem preparado estiver, menos ansioso se sentirá. Porém, tente ver as provas de concurso de uma maneira diferente, não estude achando que passar pela avaliação será extremamente difícil, mas sim, entendendo que aquilo é um desafio a ser cumprido, mais que isso, que aquela é uma forma de demonstrar disciplina, memória, discernimento e inteligência!


Dica suave número 02 – Nada de estudar feito louco (a) um dia antes da prova. Pelo contrário, use esse dia para descansar, dormir, exercitar-se ou até mesmo para fazer um passeio e se divertir. A ideia é simplesmente se esquecer da prova por alguns momentos e ao mesmo passo descansar a cabeça para o que vem no dia seguinte.


Caso for sair, não abuse de comidas ou bebidas, volte para casa cedo e durma o suficiente.


Dica suave número 03 – Mais uma para a véspera da prova: Faça exercícios físicos. Com certeza você já ouviu alguém dizer que a academia é uma ótima forma de relaxamento mental... Isso porque nosso foco nos movimentos do corpo acaba deixando os pensamentos em segundo plano, até mesmo esses relacionados à ansiedade e ao nervosismo.


Dica suave número 04 – Converse com alguém que possa lhe tranquilizar. Pode ser um de seus pais, namorado (a), amigo (a), professor (a)... Enfim, aquela pessoa com quem você sempre pode desabafar e ouvir palavras de carinho e atenção.


Caso não haja ninguém disponível, escreva o que está sentindo. Desabafar é uma forma de tirar alguns pesos da cabeça e do coração e, naturalmente, dar espaço para que atitudes e pensamentos positivos possam se desenvolver.


Dica suave número 05 – Tente dormir e se alimentar muito bem antes da prova. É difícil fazer isso tudo quando se está próximo a uma prova importante, mas é de extrema necessidade, uma vez que a falta de sono pode ser um grande vilão ao raciocínio e à memória. Por isso, deite-se cedo e tente dormir pelo menos oito horas na noite anterior à prova. Quanto à comida, claro que vai de cada um, mas encarar 4 horas de avaliação sem ter comido nada pode virar um grande problema... Opte por uma refeição mais leve e se for possível prepare alguns lanches, como bolachas e barrinhas de cereais, para comer durante a prova.


Não se esqueça da garrafinha de água!


Dica suave número 06 – Tente chegar ao local da prova com um pouco de antecedência. Isso é meio óbvio, mas chegar com os portões fechando, todo suado e descabelado não vai ser um meio de obter tranquilidade para fazer a prova. Então, durma cedo, acorde cedo e esteja programado para os meios de transportes que irá utilizar. Não se esqueça de deixar o material e até mesmo a roupa que irá usar organizadinhos para não perder tempo com isso.


Dica suave número 07 – Assim que pegar a prova, leia com muita atenção todas as instruções, ouça o fiscal, tire dúvidas se acaso não entender algo e anote todas as fórmulas e dicas que decorou em algum lugar em branco da prova.


Dica suave número 08 – Controle a respiração. Caso se sinta desesperado (a) enquanto lê as questões da prova, respire profundamente por algumas vezes, até que o coração desacelere, e aí então continue com as leituras. Lembre-se sempre de que não acontecerá nada de tão horrível caso você não vá bem nesta prova, uma vez que sempre haverá outras pela frente!


Dica suave número 09 – Elabore um plano para responder a prova. A dica é sempre iniciar com a disciplina que lhe for mais tranquila de responder, pois isso dará uma confiança maior para encarar as disciplinas e questões mais difíceis. Caso o certamente tenha redação, uma dica é começar por ela: prepare pelo menos um rascunho do que irá escrever, depois parta para a prova objetiva e reserve algum tempo para passar a redação a limpo e corrigir seus erros. Isso porque, o que sabe sobre as questões objetivas não sairá da cabeça, mas por outro lado, a criatividade necessária para a escrita de um texto pode ficar comprometida depois de tantas horas de prova.



Dica suave número 10 – Seja positivo. É comprovado que a nossa atitude diante dos obstáculos é um diferencial para o sucesso ou insucesso de nossas jornadas. Pessoas positivas não apenas conseguem se sair melhor no quesito nervosismo, como também conseguem visualizar tudo como um grande desafio, que às vezes se ganha e às vezes se perde, mas que sempre oferece novas batalhas.


Então, menos reclamação e chororô e mais ação e cabeça erguida!


E aí, gostou das nossas dicas? O que costuma fazer para controlar sua ansiedade antes/durante o concurso?


Bons estudos!

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