• JáPassei Educação

Já Pensou Em Fazer Parte De Um Grupo De Estudos Para Concursos?


Estudar para concursos não precisa ser, necessariamente, uma estrada solitária; buscando o compartilhamento de informações, a motivação e outros pontos, muitas pessoas têm buscado, nos grupos de estudo, uma forma diferente de se preparar para os certames.


No entanto, como se sabe, aglomerações de pessoas podem, facilmente, tornar-se bagunça e não ajudar em nada no caminho para a aprovação.


Por isso, para avaliar se um grupo de estudos pode realmente ajudá-lo, é importante avaliar as vantagens e desvantagens deste. Sendo assim, analisamos e separamos alguns pontos sobre o estudo coletivo.


Boa leitura!


1. Tenha noção de sua própria realidade enquanto concurseiro


A dica aqui parte do princípio de que, caso você seja um concurseiro iniciante, precisa pensar bem antes de entrar em um grupo de estudos, uma vez que o compartilhamento de informações costuma ser o foco destes. O ideal é que os níveis de preparo sejam semelhantes, para que ninguém “atrase os demais” ou “tenha que levar o grupo nas costas”.


Além desse fator, também é necessário que sua carga horária de estudos seja ampla e até mesmo flexível, isso porque você deverá estar emparelhado com os horários dos demais.


2. Caso tenha se decidido pelo grupo, que ele seja de qualidade


Se você conhece um pessoal que tem os mesmos objetivos que os seus, que está comprometido como você e engajado em relação aos estudos, é este pessoal que você convidará para criar um grupo de estudos.


Pessoas que fazem “corpo mole” e você sabe que vão furar na maioria dos encontros não devem ser nem cogitadas para um grupo de estudos, pois provavelmente só vão atrapalhar, sugerindo outras atividades, trocando constantemente os horários, enfim.


Também, como citado, é importante também que o nível de estudo seja parecido com os demais do grupo, pois isso facilitará a convivência e não gerará frustração àqueles que estão iniciando.


3. Regras precisam ser delimitadas para o estudo fluir em um grupo


É fundamental que os horários de encontro sejam respeitados, isso porque um atraso pode gerar várias distrações para aqueles que já estão estudando.


Definir qual o tempo de duração dos encontros também é importante, bem como evitar pessoas que reclamam muito ou gostam de papos paralelos. Não hesite em ser o chato. O grupo foi criado para facilitar os estudos e não para outros fins.


Ademais, assim como o estudo individual, o grupo também necessita de um cronograma, definindo quais os dias para cada matéria/conteúdo.


4. A motivação e o compartilhamento de dúvidas são bons motivos para se estar em um grupo


Até agora, falamos basicamente sobre como e quando um grupo de estudos pode ser uma alternativa interessante, mas falta ressaltar quais os pontos positivos: Primeiramente, entende-se que um grupo de estudos pode ser uma maneira de se manter motivado, isso porque é como se aprender e preparar-se não fosse mais apenas uma questão pessoal, mas sim, algo que está relacionado a várias pessoas, como se todos fossem testemunhas do seu progresso (ou falta dele). Além do mais, um grupo proporciona o compartilhamento de informações, de dúvidas, de formas mais fáceis de se resolver questões, dicas, materiais, enfim, haverá pluralidade de ideias e visões.



5. Sem tempo para grupos? Busque outros apoios!


Como já dito, é importante que se tenha tempo e flexibilidade de horários para fazer parte de um grupo de estudos. Mas se você não dispõe desses elementos, é possível fazer parte de algum grupo online, como estes populares na rede Facebook. Nestes grupos, o foco não são reuniões de estudos, mas sim o compartilhamento de dicas e materiais de concursos, que são postados e respondidos por quem estiver disponível.


Além disso, é possível buscar um cursinho especializado em concursos, já que estes podem garantir todas as vantagens dos grupos, mas com um professor especialista, material direcionado e colegas com o mesmo foco.


E aí, já participou de um grupo de estudos? Como foi a experiência?

Compartilhe conosco nos comentários ;)

0 visualização

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32