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O Que Fazer Na Semana Da Prova?



Olá, concurseiros(as) JáPassei, como vão os estudos?


Como se sabe, os concursos do Detran, da Polícia Militar e de Auxiliar Técnico de Educação serão realizados nos próximos meses na região. Com a proximidade, a ansiedade aumenta e muita gente não sabe muito bem o que fazer nos dias que antecedem a prova.


Baseado em depoimentos de aprovados, montamos uma pequena cartilha do que pode ser feito para amenizar a ansiedade na semana da prova e aumentar a eficácia do que se aprendeu.


Primeiro, tenha em mente que você não está sozinho (a), e que manter a calma não é fácil, mas está longe de ser impossível. Então, se você quer saber o que pode fazer para estar tranquilo na semana do seu concurso, vem com a gente!


1. Cuide da sua alimentação


Você sabia que a alimentação equilibrada auxilia no processo cognitivo, contribui para a fixação do conteúdo e facilita a aprendizagem? Por isso tudo, na verdade, uma alimentação legal deve ser feita em todo o processo de preparação. Mas, se você não deu muita importância a isso antes, agora é a hora.


Na semana antes do concurso, diminua o consumo de açucares e cafeína, pois esses itens costumam aumentar duas coisas pouco positivas para qualquer concurseiro: a ansiedade e a insônia.


Na véspera da prova, evite qualquer comida pesada ou gordurosa. Nada de feijoada ou pastel da banquinha da esquina! Também, evite comer em locais desconhecidos... lembre-se de que você quer passar no concurso, e pra isso não pode, de nenhuma maneira, passar mal por conta de comida.


2. Dormir bem é fundamental


No tópico anterior, falamos sobre a diminuição da ingestão de cafeína e outros estimulantes, pois são responsáveis por aumentar a insônia e a ansiedade. Mas há outros pontos que merecem atenção.


Na semana que antecede a prova, você provavelmente estará bastante cansado. Logo, dormir menos de seis horas por noite é inadmissível. Dormir bem fará com que seu corpo e mente descansem e se recomponham para o tão aguardado dia.


Outra coisa: Desapegue do celular e da TV no momento em que for descansar, pois o uso exacerbado desses nos momentos pré-sono inibe a produção de melatonina, substância ligada ao ciclo saudável de sono.



3. Se possível, exercite-se


Tal qual a alimentação equilibrada, a atividade física também é necessária desde o início da preparação. Se você é “rato de academia”, dê uma atenção especial aos exercícios que irá executar na semana da prova. Não é hora de ficar muito cansado ou até mesmo lesionado.


Mas, se você é da galera que largou de mão a academia para estudar, talvez seja uma boa fazer alguma atividade simples na semana anterior à prova. Isso porque uma simples caminhada, por exemplo, poderá ajudá-lo a diminuir seu nível de ansiedade. Yoga, pilates ou outros exercícios desse tipo serão muito bem-vindos.


4. Organize-se para o grande dia


Chegando o dia da prova, é hora de fazer um checklist do que você precisa organizar. E para que a semana pré-prova seja ainda mais zen, não deixe para fazer tudo em cima da hora!


Primeiro, cheque se sua inscrição está OK no site e já deixe impresso seu comprovante de inscrição. Além disso, organize as canetas (leve sempre duas, para garantir), e se permitido, lápis e borracha.


No dia anterior, organize seu lanche para levar, deixando-o em um saco plástico transparente. Pense em levar biscoitos, chocolates ou frutas, sendo que os primeiros devem estar em suas embalagens originais. Se for levar água ou outra bebida, lembre-se de que o rótulo deverá ser retirado.


Caso a prova seja em outra cidade, confirme a hospedagem, os horários de ônibus/avião e a forma de deslocamento até o local da prova.


Quem fará concurso nas regiões metropolitanas de SP ou outros grandes centros deve ficar bem atento às notícias, lembrando-se de checar se não haverá alguma alteração no trânsito ou nos transportes públicos, sujeitos a eventos, paralisações etc.



5. Mantenha seu pensamento positivo


Sempre citamos aqui a importância de estar tranquilo e confiante durante a preparação para um concurso. Às vezes essa é a mais difícil das tarefas, mas é extremamente necessária, principalmente nos dias antes de realizar a prova.


Um exercício simples e bem eficaz é o seguinte: Ao acordar e antes de dormir, reserve alguns minutos e reflita consigo mesmo: “Eu estudei muito e estou totalmente preparado para fazer essa prova”.


Se a insegurança bater, busque por vídeos ou frases motivacionais ou de pessoas que foram aprovadas. Lembre-se de que controlar a ansiedade é fundamental, pois o resultado do concurso, muitas vezes, é decidido justamente pelo emocional do candidato no momento.


6. Estudar na véspera da prova é uma questão pessoal


É muito comum que o concurseiro apresente esta dúvida: Até que dia eu devo estudar na semana que antecede o concurso? Bom, observando depoimentos de outros aprovados, concluímos que não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta.


Porém, alguns itens podem ser analisados para que você mesmo chegue a uma resposta, observando seu próprio organismo, seu controle emocional e sua necessidade de descanso.


A. Você não irá aprender muitas coisas novas em uma revisão na véspera da prova;

B. Você pode relembrar alguma informação que talvez seja fundamental para resolver alguma questão.


Diante disso, cabe a você analisar o que pode fazer. Se for estudar, lembre-se de deixar um bom tempo para o descanso! Se não for estudar e estiver muito ansioso, esqueça a prova por algumas horas... vá assistir a um filme, encontrar um amigo ou até mesmo fazer uma caminhada.


Bom, você deve ter percebido que, na verdade, a maioria dos tópicos relacionam-se ao controle da ansiedade pré-prova e, seguindo nossas dicas, certamente você fará uma avaliação com mais tranquilidade. Pense sempre que o pior que pode acontecer é não ir tão bem assim, e isso logo será solucionado com uma preparação ainda mais eficaz para os outros concursos que virão.


Fique em paz e ótimos estudos!

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