• JáPassei Educação

Passo-A-Passo: Dicas Valiosas Para Concurseiros Iniciantes



Se tem uma coisa que a gente tem ouvido falar demais nos últimos tempos é que “a situação está difícil”. Acompanhamos assustados o desemprego crescer e as possibilidades não nos serem tão favoráveis, e claro que, ao menos uma vez, todos acabam pensando em realizar um concurso público. No entanto, rola um medo de não conseguir, rolam pessoas falando que é difícil e mais um tanto de incertezas que não servem para nada.


Mas, se você está aqui, imagino que tenha ido além disso tudo, e talvez esteja realmente pensando em iniciar essa jornada de estudos. Uma boa notícia: Você está no lugar certinho. O JáPassei é referência em aprovações em concursos públicos, não temos a menor modéstia de dizer que somos o caminho mais curto entre um candidato e a aprovação.


Mas a gente entende que nem todo mundo tem condições de fazer um cursinho agora (ainda que sejam bem acessíveis, viu?), então usamos esse espaço para dividir com vocês coisas que passamos aos nossos alunos. O post é hoje é para quem foi descrito ali no início, alguém que já pensou em fazer concurso, mas não soube por onde começar ou não teve a motivação necessária para tal. A ideia é sugerir alguns passos que podem facilitar tudo isso e trazer você para a aprovação.


No início, pode ser meio complicado. Mas depois de um tempo, é muito possível que você consiga construir uma constância nos estudos e passar em um ótimo concurso!


  • Passo número 01 – Tenha a aprovação como um propósito de vida

Sem essa de fazer concurso por estar perdido (a) ou por pressão da família! Ser concurseiro é quase um estilo de vida, que carece de tempo, energia e renúncias, logo, é necessário que você reflita sobre todos os benefícios que terá quando passar e se jogue de cabeça nos estudos. Estamos falando de salários melhores, de férias e folgas remuneradas, de benefícios, de vales e do principal de tudo: da estabilidade.


Se você refletiu e chegou à conclusão de que é isso que quer, coloque na cabeça, a partir de hoje, que é isso que irá conseguir! Concursos públicos são a forma mais meritocrática de conseguir um emprego: não dependem de mais nada ou ninguém além de você.


  • Passo número 02 – Pesquise sobre concursos

Quando você se propõe a prestar um concurso, é muito importante buscar todo tipo de informação sobre ele, e isso inclui conhecer a banca, o tipo de prova, se haverá ou não dissertação, se haverá algum tipo de teste físico após a prova etc.


Essas informações são essenciais para que haja um foco. Por exemplo, se você quer prestar uma prova do Detran, cuja banca da última prova foi a Fundação Carlos Chagas, precisa ter em mente que estará diante de uma prova em que a interpretação de texto é fundamental. Porém, se a prova for da banca VUNESP – terá que conhecer bastante a gramática.


Essas informações são obtidas de duas formas: Lendo e prestando bastante atenção no edital e analisando provas anteriores (as duas coisas precisam ser feitas, viu?). Também é possível: Entrar em grupos de pessoas que também farão aquela prova (comuns em redes sociais) e entrar no portal das bancas para conhecer melhor a estrutura dessas.


  • Passo número 03 – Faça concursos municipais

É normal que, no início, a ideia de prestar um concurso com um salário bem alto, que dê a possibilidade de uma mudança grandiosa de vida, é um chamariz. Mas vamos com calma... Concursos oferecidos pelas prefeituras das cidades, como estes para secretários, auxiliares e etc., costumam apresentar bastantes vagas e servem para que possamos conhecer a realidade de um concurso público (ler sobre é bem diferente de ir lá fazer!). E ainda que não seja um salário que mudará de vida, aquelas vantagens citadas no primeiro passo ainda serão todas cobertas!


Faça concursos municipais, veja como é, tente passar em um. E depois vá, aos poucos, galgando seus sonhos!


  • Passo número 04 – Tenha um local de estudos agradável

Preparar um cantinho para estudar é uma forma muito interessante de motivação. Diante de suas condições, encontre um local em casa em que possa organizar alguns lápis, canetas, marca-textos, notebook, apostilas etc. Deixe o local sempre organizado e limpo, para que haja prazer em estar lá.


Uma dica associada a esse passo é a inserção de músicas aos momentos de estudo, já que muita gente garante que se concentra muito mais com elas. Mas vai do gosto de cada um, se for utilizá-las, opte pelas clássicas ou pelos áudios binaurais, que estimulam o aprendizado e garantem o foco.


  • Passo número 05 – Tenha um cronograma


Lembra que uma das primeiras dicas que demos era sobre conhecer o edital e as provas anteriores do concurso que você quer prestar? Então, a sua rotina de estudos deve começar por esse ponto. Conhecendo as matérias e os conteúdos que serão cobrados, organize uma tabela de estudos. Sua organização deve incluir dias e horas específicas para cada disciplina, sempre dando um foco maior àquelas que lhe parecem mais difíceis. Não se esqueça de incluir a revisão no cronograma.


Lembre-se de que o ideal é começar a estudar antes de o edital sair (temos um post sobre isso. Aproveite nossas dicas), pois isso aumentará consideravelmente suas chances. Fica a dica: Português e Matemática caem em praticamente todos os concursos de nível médio, então é uma boa começar por essas disciplinas.


  • Passo número 06 – Escolha bem seu material

Que a preparação é o maior diferencial em relação à aprovação, você já sabe. Portanto, se caso perceber que seus materiais não estão transmitindo totalmente o que você precisa para passar, é hora de trocá-los ou atualizá-los. Os materiais precisam estar em sincronia com o edital.


Quando se faz um bom cursinho, normalmente o material já é muito bom, visto que foi preparado por professores que estão sempre analisando o que cada banca costuma cobrar com mais afinco. No entanto, se você estiver estudando por conta, não adianta muito baixar qualquer apostila da internet e contar apenas com ela.


Há muitos materiais à venda. Tente buscar informações em grupos de concurseiros (comuns em redes sociais) e faça este investimento, se for possível.


  • Passo número 07 – Lembre-se de que ler e estudar são coisas bem diferentes

Muita gente acredita que apenas ler o conteúdo será suficiente para aprender, mas não é bem assim. O estudo requer a prática – o esquema é mais ou menos ler, observar os exemplos, fazer os exercícios e revisar. Às vezes o conteúdo nem parece muito difícil, mas na hora de botá-lo em prática, resolvendo os exercícios, percebe-se que não o entendemos totalmente. Busque fontes diferentes, caso não entenda um conteúdo de primeira, e lembre-se de que macetes só devem ser usados depois que o conteúdo for entendido.


Não se frustre se acaso não conseguir responder todas as questões, errar faz parte do aprendizado. Lembre-se do primeiro passo: A aprovação agora é sua meta de vida!


Bons estudos! :)

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR


A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”. Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

Bons estudos!


0 visualização

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32