• JáPassei Educação

Por Que Estudar Antes De o Edital Sair e Como Fazer Isso



Um dos grandes segredos dos aprovados em concursos públicos é o fato de começarem a estudar antes de o edital sair. Isso porque os conteúdos a serem vistos costumam ser enormes, o que vai de encontro ao prazo para se preparar, que costuma ser muito curto. Por isso, logicamente, quanto mais cedo se começar a estudar, mais possibilidade haverá de cobrir todos os conteúdos do certame.


Quando se deixa para iniciar os estudos apenas quando o edital é publicado, há muitas chances de simplesmente se desistir dos estudos, ou contar apenas com a sorte para fazer a prova... até há quem se dedique a ler tudo, mas é bastante provável que o estudo fique bem superficial.


Diante disso, paira a dúvida: Já que é necessário iniciar a preparação antes de o edital sair, como posso fazer isso?


Essa pergunta será respondida no decorrer deste post, uma vez que trouxemos algumas boas dicas de como aumentar sua eficácia nas colocações antecipando seus estudos!


Dica 01:

Atente-se para o fato de que na maior parte dos concursos são exigidos conhecimentos em disciplinas básicas, como: Matemática, Português, Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo e Constitucional. Estudando tais disciplinas de antemão, cria-se uma base sólida e expansiva acerca do que será cobrado no concurso.



Dica 02:

Se o concurso que você prestará pertence a uma área específica, é bastante provável que sejam exigidos os conhecimentos referentes à área/profissão. Então, este é outro conteúdo que já pode ser treinado, revisado e atualizado.


Dica 03:

Lembre-se de que os editais de concursos anteriores de um mesmo concurso não costumam mudar muito em relação aos novos – há menos que haja mudança de banca, por exemplo. Então, uma sugestão é analisar quais as disciplinas e conteúdos cobrados no último edital do concurso que você quer prestar – seja da polícia, do Detran, de alguma prefeitura etc.


Dica 04:

Para tornar os estudos mais eficazes, é fundamental pensar em um cronograma. Lembre-se de que você quer ver todo o conteúdo, então, organizar como isso será feito é muitíssimo importante.


O ideal é começar o quanto antes – por exemplo, se o seu sonho é passar na Polícia Civil, organize-se para estudar antes mesmo de começarem a comentar sobre o concurso. O ideal é que, com o edital publicado, você já tenha visto boa parte dos conteúdos.


Ao montar seu cronograma, leve em consideração o tempo que poderá dedicar-se aos estudos; monte sessões de estudos que não ultrapassem duas horas e incluam teoria, exercícios e revisão e não caia em distrações de redes sociais (se determinou 2 horas de estudo, tire no máximo um intervalo, o restante do tempo mantenha-se focado). Tente estudar mais de uma disciplina no mesmo dia, equilibrando algo de que goste e algo de que não goste muito de estudar. Lembre-se de que rotina é muito mais eficaz do que motivação quando se fala em estudos.


Por último, encontre seu horário de maior eficiência. Quando acha que os estudos rendem mais? De manhã, de tarde ou de noite? Tire proveito de suas próprias motivações!


Segue agora um modelo de cronograma


Claro que este é apenas um modelo. A maioria das pessoas talvez não possa dispor de tantas horas diárias para se dedicar aos estudos, por isso, confeccione a seu modo. O importante é que todos os dias faça teoria e exercícios, tenha um momento de revisão e resolva simulados.


Dica 05:

Fique atento ao fato de que algumas leis passam por mudanças, e por isso é necessário estar atualizado – principalmente se o objetivo for uma área jurídica. Sempre paira a dúvida em relação às atualizações serem ou não cobradas nas provas – por isso, o tempo de estudos pós-edital deve focar justamente nessas mudanças entre o edital antigo e o vigente.


E para terminar: O melhor dia para começar a estudar antes de o edital sair é hoje mesmo!


Bons estudos!

106 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32