• JáPassei Educação

Saiba Quais São Os Enunciados Mais Comuns Em Interpretação Textual



A Língua Portuguesa é sem dúvidas uma das disciplinas mais cobradas em concursos públicos, independente do nível ou da área de atuação. E dentro da disciplina, o conteúdo de interpretação de texto é o que aparece em maior constância, representando, normalmente, cerca de 50% das questões de Português.


Interpretar, como se sabe, é retirar informações de um texto de forma clara e sem ruídos, respeitando as colocações feitas pelo autor. Há várias dicas para interpretar melhor, algumas atreladas ao dia a dia – como o hábito da leitura; e outras que se aplicam ao próprio texto – como grifar as informações mais importantes de cada parágrafo e observar, dentre as alternativas, quais estão extrapolando os limites do texto.


No entanto, o post de hoje é especialmente voltado para enunciados de questões de interpretação de texto, isso é, como elas podem surgir e quais são os meios de respondê-las mais facilmente.


Lembre-se, antes de tudo, de que as questões de interpretação são as únicas em que a resposta está na própria prova. Use isso a seu favor!


TIPOS DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO


01. Qual a ideia principal do texto


Normalmente é uma das primeiras perguntas acerca do que foi lido e sua resposta é simplória. Se o texto foi corretamente interpretado, a primeira coisa a qual se entende é seu objetivo ou ideia principal. Lembre-se de que esta resposta na maioria das vezes já é colocada na introdução e costuma ser retomada na conclusão.


No entanto, muitas vezes é uma informação implícita, ou seja, que não está totalmente clara, mas sim, precisa ser buscada por meio das demais informações fornecidas.


02. Qual o posicionamento do autor sobre o assunto abordado no texto


O posicionamento do autor é, basicamente, o que ele acha a respeito do assunto abordado pelo texto: se mostra positivo, contrário, receoso etc. Esse tipo de questão muitas vezes tem em sua resposta correta dentre as alternativas uma reescrita de algum trecho do texto – como se uma mesma informação, no texto e na alternativa, tivesse sido escrita de duas formas diferentes.



03. Assinale o trecho que apresenta reescrita textual de acordo com a norma padrão da língua


Questões de reescrita textual são extremamente comuns na FCC – Fundação Carlos Chagas. Normalmente, é dado um enunciado e pergunta-se como ele poderia ser reescrito sem que qualquer informação fosse perdida ou alterada.


É um tipo de questão que envolver bastante atenção do candidato, pois terá que verificar se a informação é a mesma do enunciado e se os aspectos gramaticais – pontuação, crase, ortografia, concordância, estão corretamente articulados.


Lembre-se de que as questões que vêm com o título “de acordo com a norma padrão” também estão ligadas à gramática.


Outra coisa que pode acontecer neste tipo de questão é a mudança de conjunções. Por exemplo, digamos que o enunciado traga a seguinte redação: “Embora todos estejam satisfeitos com a nova vizinhança, a saudade da antiga ainda é diária”.


A conjunção ‘embora’ pode ser facilmente trocada por ‘apesar de’ ou ‘ainda que’.


Conhecer as conjunções é fundamental para este e vários outros tipos de questões.


04. Assinale a alternativa em que as palavras apresentam sentido igual ou compatível com as destacadas no texto


Questões de semântica – significado das palavras, também são bastantes comuns junto à interpretação textual. Muitas vezes encontramos palavras difíceis na leitura do texto, e isso dá um certo susto quando nos deparamos com elas em uma questão de sinônimos.


Mas não é preciso se desesperar, normalmente essas questões trazem três palavras retiradas do texto e perguntam qual grupo poderia substituí-las sem perda de sentido. Comece sempre por alguma que conheça e as demais tente observar no contexto – veja se estão criando uma ideia positiva, negativa ou etc.


Normalmente, apesar de as palavras do enunciado serem complicadas, as que estão nas alternativas são mais cotidianas. Faça uso do contexto!


05. Assinale alternativa em que há palavras em sentido figurado


Uma questão de praxe da Banca Vunesp é perguntar sobre sentido próprio e figurado. Lembre-se de que o próprio é o significado da palavra que encontraríamos no dicionário e figurado é o sentido da palavra quando sai de seu contexto e vem para outro que crie algum tipo de comparação, como em: “Meu filho é meu sol” – em que a palavra sol ganhou a interpretação figurada de “essencial para minha existência”.


Neste tipo de questão, vale analisar cada uma das palavras dentre as alternativas e verificar qual foi utilizada em contexto fora do habitual.


06. Assinale a alternativa em que há trecho em sentido figurado


Este tópico é semelhante ao anterior e isto pode causar algumas confusões. Enquanto que as palavras em sentido figurado podem ser buscadas verificando-se uma a uma em cada alternativa, o trecho pode simplesmente não possuir nenhuma palavra em sentido figurado, mas apresentar uma ideia que não faz sentido real, como: “A cidade de SP ainda não respirou aliviada”. Ora, uma cidade não costuma respirar... apesar de não haver nenhum termo figurado, a ideia inteira não tem sentido próprio.


É isso! No mais, lembre-se de que a leitura e o treino serão seus maiores aliados na interpretação textual.


Bons estudos!

0 visualização

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32