• JáPassei Educação

Turbine Seus Estudos: Conheça o Método De Estudo “Pomodoro”

Atualizado: 7 de Jun de 2019



Imagine a cena: Você está se preparando para um concurso público com pelo menos dez disciplinas diferentes para aprender e tenta conciliar isso com casa, trabalho, filhos e faculdade. Muitas vezes, promete a si que irá estudar por pelo menos três horas, mas não consegue passar de 10 minutos sem verificar alguma rede social.


Ou outro panorama: Você começou muito bem na preparação para o concurso. Na primeira semana conseguiu cumprir quatro horas diárias, na segunda conseguiu fazer quatro nos três primeiros dias e nos demais só fez duas. Na terceira semana, só pegou nos materiais duas horas na segunda, depois se sentiu cansado (a) e desistiu.


Consegue se ver em alguma das situações? Se sim, vem com a gente e conheça um dos melhores métodos de estudo contra a procrastinação e falta de estímulo! Se não se reconhece, vem com a gente também, afinal, concurseiro engajado está sempre buscando novos métodos de assimilação.


O que é a técnica Pomodoro?


Criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980, a técnica Pomodoro promete combater a procrastinação – aquele famoso “adiamento” das tarefas relacionadas ao trabalho ou ao estudo e também dar um up para aqueles que não tem conseguido manter a animação para estudar por muito tempo. Ela consiste em cronometrar horários específicos para estudar e para descansar, fazendo com que o cérebro assimile que terá de fazer aquela ação, mas será recompensando com tempos de descanso.


Como fazer?


O termo pomodoro refere-se a tomate em Língua Italiana, e remete a um tipo de cronometro que era comum na cozinha, em forma de tomate, que ajudava os cozinheiros a marcarem corretamente o tempo de preparo de cada prato. O criador da técnica, Francesco Cirillo, utilizou um cronometro pomodoro como um grande auxiliar para seus estudos.



A técnica consiste nos seguintes passos:


1. Criar uma lista dos conteúdos que serão estudados no dia;


2. Antes de começar a estudar, marcar o cronometro/despertador para parar em 25 minutos;


3. Após os 25 minutos, pare para descansar por 5 minutos. Aproveite para olhar as redes sociais, tomar um café ou dar uma voltinha (Pode fazer carinho no cachorro/gato também, enfim, distraia-se);


4. Após “quatro pomodoros” – ou seja, após quatro ciclos de 25 minutos de estudo e 5 de pausa, faça um intervalo de meia hora e utilize-o para descansar.


Por que funciona?


Devemos pensar que nosso cérebro funciona por meio de estímulos. Quando nos comprometemos a ocupar muito do nosso tempo fazendo uma tarefa complexa que vai gastar muita concentração e energia, é normal que nossa mente associe isso à preguiça, tédio ou falta de estimulação. A técnica Pomodoro age diretamente contra essa sensação, pois o cérebro, sabendo que o tempo de concentração será recompensado com descanso (café, chocolate, carinho no gato etc), consegue se manter focado e estimulado por mais tempo.


Do que você vai precisar?


Basicamente, de seus materiais de estudo e de um cronometro. Na internet, há vários aplicativos que podem ser baixados com o intuito de marcar os ciclos Pomodoro, como por exemplo o Tomato Planner, disponível para Android; o Pomodoro Bot, disponível para iOS, Android, MacOS, Windows, Linux e Web; e o Pomodoro by Increaser, que nem precisa de download,já que está disponível na web. Colocamos os links abaixo.


Fonte da imagem: Super Inteligente


Fortaleça o método


Algo que pode fortalecer ainda mais o método é criar listas: Uma contendo o que será necessário estudar naquele dia; e outra com todo o conteúdo. Perceba, no dia a dia, quantos ciclos pomodoro são necessários para cumprir cada conteúdo, assim, terá uma noção melhor de quanto tempo terá para estudar, fazer os exercícios, revisar, fazer as provas anteriores etc.


Links para acessar os cronômetros antes citados:


• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR

A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”. Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

www.japasseicursos.com.br/quero-passar

Bons estudos!

64 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32