• JáPassei Educação

Você Precisa De Ajuda Para Se Preparar Para Um Concurso?



Frequentemente, trazemos para vocês formas de se organizar e de se preparar para um concurso público, isso envolve técnicas de aprendizagem, melhor performance na concentração, organização de estudos, análise de editais etc. Nossas dicas, em geral, são destinadas não apenas aos alunos que frequentam nosso curso, mas também àqueles que preferem estudar por conta própria, uma vez que acreditamos que uma pessoa bem preparada – sozinha ou por meio de nossos cursos, consiga chegar ao seu objetivo.


No entanto, algo que muitas pessoas só se dão conta quando se tornam verdadeiros estudantes de concurso, é que essa jornada costuma ser bastante solitária. Não será sempre que o concurseiro estará acompanhado de outras pessoas em mesma situação, ou até, de um grupo familiar ou social que entenda e apoie totalmente seus estudos.


Essa solidão, além de trazer a questão do isolamento, também traz muitas dúvidas. O concurseiro que estuda sozinho, muitas vezes não consegue ter noção de como está se saindo em sua preparação, e nem o que pode fazer para evoluir.


Abaixo listamos alguns tópicos que indicam que é necessário buscar ajuda para evoluir de fato nos estudos. Esta ajuda está relacionada a cursinhos, aulas particulares, coaches etc. Perceba se acaso costuma se sentir de algum dos modos citados abaixo:



  • Sensação de isolamento

Como antes mencionado, logo que inicia seus estudos, o concurseiro passa a perceber que, por muitas vezes, a estrada até a aprovação é solitária. É muito comum que o estudante sinta que ninguém o compreende ou apoia totalmente. Não é via de regra que isso vá ocorrer ou que o estudante não conseguirá administrar esse isolamento, mas, para muitos, essa sensação é extremamente nociva. Sentir-se isolado pode ser ruim, pois traz consigo sentimentos negativos, como a falta de motivação e energia. Muitos pensamentos de culpa também podem aparecer, uma vez que o estudo real é feito, também, de renúncias, e isso inclui não poder participar de todos os movimentos ligados à família ou aos amigos; claro que essa culpa piora ainda mais a situação.


Pessoas que se sentem assim constantemente fazem muito bem em procurar um cursinho, uma vez que estarão cercados de outros indivíduos com quem dividem o mesmo sonho.

  • Sensação de falta de progresso

Outro fator determinante de que um concurseiro precisa buscar ajuda ocorre quando o progresso não consegue ser visto ou entendido. Muitas vezes, por não estudarem de forma organizada ou não saberem o que exatamente estudar, muitas pessoas, apesar de se dedicarem muito, obtêm resultados baixíssimos nas avaliações.


Claro que essa situação é frustrante e gera insegurança em relação ao estudo de novos editais. Nesse contexto, a busca por uma rede de apoio é essencial, pois um olhar externo será capaz de analisar melhor o problema. Isso sem falar que em um curso preparatório, os professores são direcionadores de conteúdos, por já conhecerem muito bem as bancas e estarem frequentemente analisando editais e provas anteriores, sabem quais conteúdos devem ser mais ou menos estudados.

  • Ideia insistente de que todos os outros estudarão mais e melhor

Somando-se a sensação de isolamento à ideia da falta de progresso, logo vem a impressão de que todos os outros concurseiros estão tendo mais êxito, são mais disciplinados, inteligentes e motivados. Na prática, não costuma ser assim. Apesar de, cada vez mais, as pessoas entenderem que passar em um concurso não tem nada a ver com sorte e sim com disciplina, muitos ainda estão envoltos pela primeira ideia.


Sentir essa inferioridade também é um fator que desmotiva, principalmente se o indivíduo não consegue definir onde está errando e acertando. Buscar uma rede de apoio, nesse caso, ajudará o concurseiro a entender que todos os demais estudantes têm falhas e dificuldades, mas que há várias formas de corrigir tais características.



Se você sente que se encaixou em algum dos tópicos citados, mas acha que consegue resolver o problema sozinho (a), confiamos e acreditamos em você. Nunca se esqueça de que o estudo que se obtém por meio do aprendizado será algo com que sempre poderá contar, lembre-se de que o “estudo transforma".

• CURSO REGULAR - QUERO PASSAR


A escola JáPassei possui um curso regular chamado Quero Passar, a proposta é que o aluno obtenha domínio das disciplinas de base (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) e possa seguir sua jornada de concurseiro, com foco nos “concursos de entrada”. Acesse nosso site para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula para a próxima turma:

www.japasseicursos.com.br/quero-passar

Bons estudos!

21 visualizações
youtube (1).png
social-media.png
facebook (1).png

Receba GRATUITAMENTE nossos conteúdos exclusivos e notícias sobre novos concursos!

2020 © JáPassei Educação.               Todos os direitos reservados.             CNPJ 24.052.035/0001-32